No dia 20 de janeiro de 1949, na residência de número 308, na Rua dos Goitacazes (Rua do Gás) nascia Sebastião José de Siqueira.
Quando o médico, Dr. Oswaldo Póvoa, chegou para assistir o parto, a criança já havia nascido. Chovia muito neste dia, as ruas ficaram cheias ďágua, o que dificultou o anúncio do nascimento.
Filho de Hector Cordeiro de Siqueira e de Aida da Rocha Siqueira Tião morou nessa casa até sair de Campos RJ) (ainda não era Campos dos Goytacazes) para estudar medicina em Vitória ES.
A EMESCAM, Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória iniciava suas atividades escolares neste ano de 1968, sendo Sebastião aluno da primeira turma da Faculdade.
A infância de Tião foi vivida intensamente na Rua do Gás, em frente ao Campo do Goytacaz Futebol Clube; primeira paixão clubística do mesmo. Sua mãe frequentemente, atra- vessava a rua para buscá-lo no gramado onde jogava pelada. Anos mais tarde Tião viria a se tornar sócio benemérito e Diretor por várias gestões no Goytacaz.
Dona Aída costumava chamar a atenção do filho, "você precisa estudar porque senão, vai puxar carroça". Havia outras brincadeiras como jogo de botões, bola de gude e porquinho "brincadeira que atira uma faca no chão e ela tem que se manter de pé, fincada no chão". Tião também curtia muito as "peladas" do seu Zé na Av. 7 de Setembro, nos fundos do extinto Campo do Rio Branco.
Na esquina dessa Avenida com a rua do Gás, a turma que Tião frequentava, se reunia para bater papo até altas horas.
Tempo bom, sem grandes riscos, sem drogas e com muita amizade.
A piscina do Automóvel Clube Fluminense era a opção para a prática da natação.
O seu curso primário foi feito no Externato Regina, das queridas Dona Leda e sua filha Regina Boynard.
Após o primário, submeteu-se ao exame de admissão ao Liceu de Humanidades de Campos, sendo aprovado.
Era Diretor do Liceu o Professor João da Hora, e "Tacinho" Chefe de Disciplina.
Na Cantina, quem servia era o Patrício, que fazia um delicioso palmier.
As férias eram curtidas na famosa praia de Atafona. onde se permanecia do final de dezembro até o começo de março. Em julho, aconteciam outras férias também em Atafona.
A chegada dos 18 anos era ansiosamente esperada para que Tião pudesse ter a sua carta de motorista que lhe dava o direito de sair no fusca da Dona Aída.
Os cinemas da época eram Capitólio, o Trianon, o São José e O Coliseu. Nas Matinés acontecia a famosa troca de gibis.
Depois do Liceu, Tião muda para a Capital Capixaba Vitória, a fim de iniciar o curso de medicina que sonhava concluir para ter condições de realizar o seu sonho de se tornar Psiquiatra.
Em Vitória, foi morar no Parque Moscoso, Rua Loren Reno, 32, Essa casa se transformou em uma agradável República" de estudantes.
Teve a companhia de amigos, como Sérgio Lontra Costa, Salvador Chacur, Francisco Sérgio Allemand. entre outros.
Após concluir a Faculdade, EMESCAM (Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia) foi morar no Rio de Janeiro a fim de fazer o curso de Especialização em Psiquiatria, no IPUB: Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, depois chamada Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.
Foi aluno de grandes Mestres da Psiquiatria como os Professores José Leme e Lopes, Miguel Chalub, Caruso Madalena, Jurandir Manfredini, Nobre de Mello, Maurício Knobel, entre outros excelentes professores de psiquiatria.
Após especializar-se em Psiquiatria Clínica, cursou Especialização Dependência Química e também fez Pós Gradua- cão em Psicoterapia Breve Integrada.
Voltando a Campos - RJ, em 1985 formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Campos - FDC mas praticamente não exerceu o Direito. Traz em sua memória o nome dos seus Professores, como Levi de Azevedo Quaresma "Paraninfo da Turma", Geraldo dos Santos Machado, Aldano Séllos de Barros, Armando Monteiro, Walter Silva, Antônio Carlos de Andrade, Juiz Hélvio Granja e Carlos Gicovate, que deu o nome a Turma.
Sebastião tomou posse na ACL em 06 de novembro de 1999, passando a ocupar a cadeira n. 29, cujo patrono é Manuel Rodrigues Peixoto.
Fonte: PAES, Welligton. Médicos que pertencem ou pertenceram à Academia Campista de Letras – ACL. Campos dos Goytacazes: Associação Fluminense de Medicina e Cirurgia, 2023 (adaptado).