Nascido em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, em 06 de Dezembro de 1864, Benedicto Nunes cursou o primário e o preparatório nesta cidade seguindo depois para o Rio de Janeiro onde se formou em Medicina em 1887. Sua colação de grau contou com a presença de S. M. o Imperador D. Pedro II. Nesta turma colou grau, pela primeira vez, a doutora em Medicina no Brasil Dra. Ermelinda Lopes Vasconcelos, natural do Rio Grande do Sul. (CARVALHO, 1985. p.161).
Destacou-se como médico, literato, professor de física e química do Liceu de Humanidades de Campos, jornalista e vereador. Foi empossado Presidente da Câmara em 23 de janeiro de 1901. Exerceu o cargo de Prefeito de Campos no período de 1928 a 1930, quando essa comunidade se viu ás voltas com o terror da epidemia conhecida como “Peste Bubônica”. Remodelou, saneou e urbanizou a cidade. Construiu o Mercado Municipal, a Praça São Salvador e a Policlínica-Maternidade, hoje sede da Faculdade de Medicina de Campos, integrada à Fundação Benedicto Pereira Nunes.
Durante o Governo do Interventor Lucio Meira, atuou como secretário de Educação. Ocupou ainda a função de Diretor–Presidente da Caixa Econômica Federal do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido membro–fundador da Academia Campista de Letras.
Segundo RODRIGUES (1988, p.159), “o Dr. Benedito Gonçalves Pereira Nunes foi eleito deputado estadual no ano de 1904, e em 6 de novembro de 1904, o Dr. Pereira Nunes era nomeado, pelo presidente Nilo Peçanha, prefeito de Niterói”. Dr. Benedicto Gonçalves Pereira Nunes faleceu em Campos no dia 15 de novembro 1934.
Fonte: https://www.camaracampos.rj.gov.br/novo/index.php/sdfdsfsdf/57-camara/670-benedicto-goncalves-pereira-nunes (acesso em 13 mai. 2023)