top of page

Tancredo Saturnino Teixeira de Mello (patrono)




Nasceu em Campos no ano de 1861. Era filho do médico imortal da Academia Brasileira de Letras, José Alexandre Teixeira de Mello. Fez os seus estudos primários na terra natal, onde igualmente encetou o curso de preparatórios, no Colégio São Salvador, do competente educador Epiphanio Reis. Seguindo para o Rio de Janeiro, cursou os dois primeiros anos do internado do antigo Colégio Pedro II.

 

Em 1880, matricula-se na Escola Politécnica, e em 1884, era graduado em engenharia civil.

 

No ano de 1885, depois de uma longa viagem de recreio e de estudos pela Europa, regressa à Pátria, e foi chamado a desempenhar o cargo de engenheiro da Câmara Municipal de Campos, onde deixou a tradição honrosa de zeloso e inteligente funcionário.

 

Deixando a direção da Repartição de Obras Municipais de Campos, Tancredo retirou-se para o Rio, onde foi construir a Estrada de Ferro da Tijuca. Concluídos esses trabalhos, foi nomeado Engenheiro da Diretoria de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, cargo que ocupava quando faleceu, no ano de 1894. Não tinha ainda 34 anos.

 

Um dos seus biógrafos assinalou que Tancredo de Mello herdara do seu ilustre pai a natureza lírica a que juntava às excelências da dupla qualidade do psicólogo e do analista.

 

"Tancredo foi sempre fiel à prosa, que cultivou com ardorosa paixão; ninguém lhe conheceu nunca quaisquer tendências ou veleidades poéticas; o canto, a fantasia, a crítica literária e artística foram sempre as feições predominantes do seu espírito altamente observador e analista."

 

O seu xará Tancredo Lobo, que por muito tempo trabalhou a seu lado na "Gazeta do Povo", nos dá sobre ele esta impressão: "Desde a simples notícia que rendilhava com um fraseado todo seu, amenizado, até ○ artigo de fundo de polemista cortês, desde a seção de troça, onde cintilava uma verve invejável, até às belas críticas de arte e de ciência, de literatura principalmente.

 

Fonte: Revista da Academia Campista de Letras (2009), texto escrito pelo acadêmico Dr. Welligton Paes (adaptado).

bottom of page