Luiz Fernando Crespo Rossi (Nome Artístico: Fernando Rossi), brasileiro, Ator e Diretor profissional e roteirista, DRT: 34.145, expedida pelo SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão. Filho de Aldo Arêas Rossi e Creuza Crespo Rossi.
Nascido na Cidade de Campos dos Goytacazes em 23 de Setembro de 1961. Iniciou sua carreira artística em 1975 no Centro Educacional Nilo Peçanha – Tendo com professora Vilma Rangel Braga. Atuou em diversas produções teatrais, participou de vários Festivais de Teatro estudantil, universitários e regionais, recebendo prêmio de destaque por sua atuação.
Dirigiu, ao longo de seus quase 50 anos de carreira, diversas peças de autores campistas, promovendo a valorização da cultura e dramaturgia campista.
Prêmios e Reconhecimento
- Prêmio Especial – Melhor Direção - Prêmio Gastão Machado
- RIBA – Festival de Cinema de Rio Bonito – (2022) – Melhor Filme – Prêmio Especial do Júri Popular
- Prêmio de Cultura Alberto Lamego (2023) – Maior Honraria da Cultura Campista.
Diretor cênico em diversos espetáculos musicais. Foi Articulista do jornal “Folha da Manhã” com a coluna “Na Ribalta” onde aborda assuntos pertinentes as artes cênicas, foi durante 25 anos Supervisor Cultural e Administrador do Teatro Firjan SESI de Campos Colaborador do SISTEMA FIRJAN desde 12/04/1994 – Primeiro na função de Animador Cultural depois Promotor Cultural, Administrador do Teatro SESI de Campos, Chefe do Setor de Cultura e Supervisor de Cultura do SESI Campos.
Cursou História na Faculdade de Filosofia de Campos, além de ser formado no Curso de Tecnologia em Recursos Humanos pela UNOPAR. Foi Diretor Administrativo e Artístico do Teatro de Bolso Procópio Ferreira de 2017 a 2020.
Atualmente, é representante do SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) na região norte Fluminense, assim como Coordenador do “Gente é pra brilhar e não pra morrer de fome” Estúdio. Diretor Cênico do Coral da UENF, Incentivador das produções culturais locais e ativista cultural.
No Munícipio de Campos dos Goytacazes, ocupa a cadeira n. 40 da Academia Campista de Letras, empossado no dia 9 de Novembro de 2024.