Nasceu em Campos dos Goytacazes no ano de 1843, onde iniciou seus estudos primários. Com 12 anos, seguiu para o Rio de Janeiro, matriculando-se no Colégio Marinho, onde concluiu seu curso de humanidades. Em 1860, seguiu para São Paulo, em cuja Faculdade de Direito se matriculou e, em 1864, recebeu o diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.
Retornando à sua terra, abriu escritório junto com o Dr. Tomás Coelho, depois seu adversário político.
Em 1868, de volta à Pátria, depois de uma viagem de 02 (dois) anos pela Europa, contraiu matrimônio com a bela filha do Dr. Joaquim Manhães Barreto, Maria Isabel, neta dos barões de Abadia.
O Dr. Manoel Rodrigues Peixoto exerceu diversos cargos de eleição e nomeação no Império e na República, mas não foi um político profissional, jamais fazendo dos cargos que ocupou, meio de vida.
Foi prefeito de Campos, deputado federal, sempre defendendo com grande brilho os interesses da lavoura.
Dedicando-se inteiramente à indústria do açúcar, estudou com afinco esse ramo de riqueza de Campos.
Foi um grande industrial e um dos fundadores da "Usina de Cupim", a primeira que teve iluminação elétrica.
Difícil é traçar o perfil político, moral e intelectual do primeiro prefeito de Campos.
Pela sua cultura invulgar e ainda porque manejava com facilidade e correção oito idiomas, inclusive o Guarany, não se lhe faz favor em afirmar ter sido ele um dos mais ilustres varões do município e dos poucos polígrafos fluminenses.
Múcio da Paixão, na sua monumental obra “Movimento Literário em Campos”, a seu respeito assim se expressa: "O Dr. Manoel Rodrigues Peixoto deve ser incluído entre os nossos mais apreciados líricos. As suas poesias trescalam um fino olor de flores delicadas, refletindo a emotividade do poeta, esses versos trazem um lirismo casto suave e penetrante; cantam o amor, a mulher, as flores, as brisas, os pássaros, numa tríplice efusão de sons, de perfumes e de colorido."
Faleceu no ano de 1919.
Fonte: Revista da Academia Campista de Letras (2009), texto escrito pelo acadêmico Dr. Welligton Paes (adaptado).