Pai de Ícaro, Aluysio Abreu Cardoso Barbosa nasceu a 24 de junho de 1972, em Niterói. Mudou-se com a família a Campos dos Goytacazes com cerca de 1 ano, onde foi criado. No início da idade adulta, chegou a residir na cidade do Rio de Janeiro, em dois períodos distintos, e durante 11 anos em Atafona, praia de São João da Barra.
Atua desde 1989 como jornalista, com passagem no Jornal do Brasil em meados dos anos 1990, e antes e depois na Folha da Manhã. Na qual já ocupou todas as editorias do jornal e é há alguns anos diretor de redação. Com a inauguração da Folha FM 98,3, em 28 de março de 2019, passou também a atuar como radialista, no programa matinal Folha no Ar.
Como poeta, foi vencedor do FestCampos de Poesia Falada nas edições de 1992 e 2007. Foi também vencedor do 11º Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja, em 2008, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Como jornalista, foi vencedor do Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo, realizado pela Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) em 2011, na sede social do Botafogo Futebol e Regatas.
Como editor, teve a capa da Folha da Manhã de 1º de julho de 2006, sobre o jogo naquele dia entre Brasil e França, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo de futebol masculino, na Alemanha, selecionada e republicada em 2010 pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no livro “As Melhores Primeiras Páginas dos Jornais Brasileiros”. Que teve organização de Judith Brito e Ricardo Pedreira.