Nasceu em Campos em 20 de fevereiro de 1938. Filho de Herculano Aquino e Dulce Guimarães Martins de Aquino. Estudou no Liceu de Humanidades de Campos.
Formado em arquitetura na 1ª turma da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil em 1961, na Ilha do Fundão. Por seu mérito intelectual mereceu de seus colegas a deferência especial de ser escolhido orador da turma de doutorandos.
Foi diretor-executivo e secretário do grupo Thoquino, foi professor de História da Arte no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Filosofia de Campos, foi presidente e é membro efetivo da Academia Campista de Letras.
O seu curriculum vitae é vastíssimo. Foi diretor da Escola Técnica Federal de Campos, hoje IFF, entre os anos de 1967 a 1974. Professor de vários cursos ligados à Arquitetura História da Arte. Representou o Brasil no Curso para Administradores Educacionais da Universidade de Michigan (EUA), 1969. Observador da OEA para Sistemas de Ensino Técnico e Formação Profissional na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suíça (1973), Chefe de Departamento de Assistência Técnica aos municípios ligados à FUNDENOR, Assessor especial
dos Prefeitos de Campos: Raul David Linhares Corrêa e Wilson Paes (1977- 1982) e outras atribuições afins.
Com a doença do professor Walter Siqueira, o cargo foi ocupado pelo vice Renato M. M. de Aquino. Assumida a presidência, as reuniões da Academia Campista de Letras passam a ser realizadas no escritório de Renato Aquino e, mais tarde, no Salão Nobre do Hotel Planície, numa gentileza da ilustre querida por todos -professora Cacaia Martins.
A atuação do acadêmico foi muito importante para a reabertura do prédio-sede da ACL. Foram realizadas limpeza do interior do prédio e a recuperação dos bens
móveis e culturais da entidade, particularmente os livros de atas e as obras constantes ainda de sua biblioteca.
Intelectual nato, poliglota, professor de vasta e variada cultura.
Presidiu a Academia Campista de Letras entre os anos de 1996 e 1999.
Faleceu no município de Niterói-RJ no dia 31 de outubro de 2024.